*

Logo Camera Mouse ícone

Camera Mouse

2018 1.1
  • Gratuito
  • 6,60 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
  • Atualizado em 10/4/2018
  • CameraMouse
  • Baixar
    Gratuito
  • 90.251downloads
  • 4.5 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Não consegue utilizar o mouse com as mãos? Pegue sua webcam e use a cabeça (literalmente)

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Publicidade

Camera Mouse 2011 é um programa desenvolvido pelos pesquisadores das universidades Boston College e Boston University com a finalidade de ajudar pessoas com problemas de coordenação motora nas mãos. Sua proposta é simples: coloque a webcam sobre o monitor, mire em seu rosto, instale o programa e comece a usar sua cabeça para mover o cursor do mouse e clicar!

Quem sofreu algum tipo de acidente e perdeu o total controle sobre os movimentos das mãos estava fadado a não ser mais capaz de utilizar o computador por conta própria, pois o problema atrapalhava a movimentação adequada do mouse. Porém, isso deixou de ser uma realidade infeliz graças ao Camera Mouse 2011: com ele você usa a cabeça em vez das mãos e pode voltar a se conectar com o mundo sem depender de outras pessoas!

Comece a usar agora mesmo

Depois de baixar e instalar o Camera Mouse 2011, basta executá-lo para que ele detecte automaticamente a webcam conectada ao PC. Na primeira tela aberta, selecione qual deseja utilizar e pressione “OK”.

A janela seguinte exibe a imagem capturada pela webcam. Tenha certeza de mantê-la posicionada em frente ao seu rosto – colocá-la em cima, ao lado ou em baixo faz você perder a precisão dos movimentos com a cabeça.

Com tudo ajeitado adequadamente, clique com o mouse sobre um ponto de sua cabeça para criar um quadrado verde na imagem – ele é responsável por indicar os movimentos realizados, portanto deve ser, por exemplo, o centro de sua testa. Feito isso, espere alguns instantes e a movimentação por meio da webcam será ativada.

Configurações

Entretanto, caso você não acesse “Settings” para alterar as configurações, não será possível clicar de maneira alguma. Na parte esquerda da janela aberta há a opção “Clicking”, por meio da qual você define quanto tempo o cursor precisa ficar parado para que isso seja considerado um clique. Isso mesmo, parar de mexer a cabeça significa um clique – logo, altere o número de segundos para navegar mais facilmente.

Por fim, há a possibilidade de você experimentar um problema de falta de precisão com o cursor. Nas configurações, clique sobre “Auto Calibrate” para calibrar a movimentação (quadrados vermelhos aparecerão na tela: encaixe o verde sobre eles nos quatro cantos da imagem e perceba a mudança). Caso isso não funcione, ao lado da opção é possível definir manualmente a sensibilidade do sensor.

Outras opções

O mesmo desenvolvedor do Camera Mouse 2011 também desenvolveu outros aplicativos que usam o mesmo princípio dele. Por exemplo, há diversos joguinhos para você brincar usando a cabeça – mesmo que não tenha dificuldades motoras. Clique aqui para acessar a página de downloads e conferir outras possibilidades da movimentação do cursor via webcam!




Importante

Antes de instalar o " Camera Mouse " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião sobre Camera Mouse

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Camera Mouse e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Camera Mouse 2011 possui uma interface extremamente simples, porém isso não é nem de longe um problema. Suas configurações são bastante abrangentes e definem vários aspectos da detecção via webcam, algo que pode ser bom ou ruim – afinal, quanto mais opções, mais difícil de encontrar aquilo que você procura.

A precisão dos movimentos depende da correta calibração da webcam e do seu posicionamento em frente ao rosto do usuário. Caso isso não aconteça, o cursor vai para o lado errado e fica tremendo, dificultando o clique.

Para acessar links, o clique é feito quando o cursor está parado: dependendo do tempo estipulado, isso o faz ficar clicando sem parar enquanto o ponteiro não se mexe (por o usuário estar lendo, por exemplo).

Para calibrar, basta mover o cursor com a cabeça até os quatro cantos do monitor. Contudo, pode ser que isso não resulte em uma configuração ideal. Se esse for o caso, experimente alterar a sensibilidade: quanto mais baixa, maior o movimento requerido para mover o mouse; quanto mais alta, menos é preciso se mover para percorrer grandes quantidades de pixels do monitor.

ImportantePrós
  • Fácil de usar
  • Configuração simples
  • Muito útil
ImportanteContras
  • Muitas opções
  • Requer posicionamento específico

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • lucas fernando souza de queiroz lucas fernando souza de queiroz
    em 25/4/2014 ás 15:58h
    versão: 2014 1.0 5

    Criei uma tela de projeção touch atraves deste Programa!

  • Mario Antonio veiga Mario Antonio veiga
    em 19/2/2014 ás 12:32h
    versão: 2013 5

    Quem acha que e um lixo deveria estudar mais e criar algo melhor. o programa e otimo.

  • Felipe Felipe
    em 22/12/2012 ás 18:25h
    versão: 2013 5

    Gente eu sei que é pra controlar com a cabeça mas quem define o ponto de detectação é a gente entao é so eu pegar um obgeto com uma cor bem forte e diferente do anbiente e definir o ponto de detectaçao nele e pronto um Kinect pra PC ! Abrão a imaginção pessoal!!!

  • luiz carlos candido silva junior luiz carlos candido silva junior
    em 10/12/2012 ás 11:11h
    versão: 2013 5

    Boa tarde, minha mãe tem esclerose lateral amiotrofica, uma doença rara, degenerativa, e eu baixei esse programa ontem, acho qeu ajudará ela bastante, pois não consegue movimentar mais as mãos, e tem andado muito nervosa pq também nã oconsegue mais falar, e a única maneira que ela se comunicava era através do computador, agora nem isso ela podia, acho que dará certo e parabéns ao baixaki pela iniciativa. se tiverem algum programa que movimente o cursor do mouse com os olhos seria muito bom. obrigado baixaki.

  • Leonardo Leonardo
    em 6/7/2012 ás 11:48h
    versão: 2012 5

    Nossa muito bom o programa ! certo que precise de algumas melhorias mais mesmo assim e otimo ... Agora esse povo ae que nao consegue mexer e fica esculachando pelo amor de deu povo ! Reclamando de dorzinha no pescoco ja ta vendo que o negocio e com o movimento do rosto vai ficar reclamando depois !? POVO CHORAO DO CARAMBA PELO AMOR DE DEUS !

  • Mateus Silva Mateus Silva
    em 6/7/2012 ás 10:14h
    versão: 2012 5

    É fácil de usar e muito divertido tambem, Recomendo!

  • juninho juninho
    em 23/7/2011 ás 01:45h
    versão: 4

    O programa é ótimo mas seira melhor se tivesse comandos de voz e se fosse um pouco melhor de se manusear

  • Sandro Sandro
    em 15/6/2011 ás 18:23h
    versão: 4

    Ta ai a tecnologia ajundando as pessoas que precisam!! muito bom, Parabêns

  • Vinícius Roberto de Moraes Vinícius Roberto de Moraes
    em 30/4/2011 ás 17:19h
    versão: 5

    Isso é praticamente faz vc ter um kinect versao pc! ,kkkkkkkkkkkk

  • CHESHIREcat CHESHIREcat
    em 21/3/2011 ás 00:15h
    versão: 4

    Só faltou colocar alguns comandos de voz para facilitar. Claro que existem programas de terceiros para isso, mas o camera mouse deveria ao menos reconhecer comando de clique por áudio, visto que a opção `clicar após 1 segundo` é infuncional. Caso eles queiram muito manter só na cam poderia ter um comando de clique ao realizar um movimento diverso, abrir a boca, por exemplo. É bem legal, mesmo, o suficiente para de vez em quando eu descansar do mouse usando ele (mesmo após a empolgação original), e eu não tenho a menor necessidade disso. Mas ainda não é uma boa opção na maior parte do tempo, e a falta de uma boa opção para o clique contribui muito para isso. E penso que se é assim para mim, talvez seja para os que necessitam dessa tecnologia. Não que não vá ser útil a essas pessoas, acho que é bom, e que poderia, e vai, ser melhorado.

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki